quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Como investir em cercas elétricas - Parte 3

Semana passada nós falamos sobre os cuidados na preparação dos moirões para cercas elétricas para contenção de bovinos. Hoje vamos encerrar este assunto, mencionando as experiências que tive na implantação de cercas elétricas.

Como o  moirão tem um 1,60m de comprimento, para fixá-lo bem na terra, é recomendável enterrar uns 55 a 60 cm. Vai sobrar para fora da terra em torno de 90 a 95 cm de haste. Se for o pasto exclusivo para animal adulto, basta passar um fio de arame a altura dos 90 cm.

Este arame deve ser o indicado para este fim. Não é mais caro que o arame liso convencional. Custa algo como R$ 140,00 o rolo de 500 metros. Para isolá-lo do moirão, use isoladores oferecidos pelo mercado. Nada de improvisar nesta hora!

O arame específico tem a condição ideal para a transmissão dos pulsos elétricos emitidos pelo aparelho ligado a corrente elétrica. Se for um pasto para animais grandes e pequenos, passe mais um fio de arame à altura de 50 cm. Assim, conterá o pequeno (bezerro) e o adulto (a vaca/boi).

Outro item importante é o isolamento dos arames esticados. Eles não devem ter contato com nenhum corpo que faça terra, tipo madeira, o próprio moirão, bambus, capim, hastes, etc. Aliás, este é um cuidado que precisa ser mantido durante todo o tempo.

De vez em quando, você precisará limpar os capins que crescem debaixo da cerca, visando evitar que encostem no arame. Se isto acontecer, sua cerca perderá o poder de repulsar os animais. Aliás, é bom que se diga, este tipo de choque não mata, mas dá sim, apenas, um baita susto! O que mata é a voltagem vezes a amperagem. Essa corrente tem voltagem alta e amperagem mínima! Portanto, não é perigoso! Não fique com medo!

Uma pergunta comum é: porque os animais com poucas horas não chegam mais perto da cerca? Os animais não têm inteligência, é claro! Não têm julgamento, é verdade, mas em compensação têm boa memória! Memorizam que encostar naquele fio, traz-lhe algum sofrimento, susto, etc.
A partir da cerca pronta, vem uma parte muito importante, que são os aterramentos. Devem ser enterradas, chão adentro, 3 barras de cerca de 2 metros cada,  de cobre, um metro afastada uma da outra, deixando para fora poucos centímetros o suficiente para fixar nelas os fios ligados a cerca elétrica.

Estes detalhes estão demonstrados na caixa do aparelho elétrico que você precisa comprar (custa em tono de R$ 40 para um alcance de 20 mil metros). Eles são simples e auto-explicativos, vem com uma tomada para ligar na rede elétrica, e dois fios de saída para um ligar no terra e outro nos arames da cerca elétrica.

A experiência indica que as tempestades queimam muitos aparelhos elétricos, em função de raios que caem na rede elétrica. O recomendável é desligar da tomada todo o circuito ao primeiro relâmpago. Como os animais não têm inteligência, nunca vão concluir que quando relampeja a rede está desligada, não dá choque!

Como já disse, não sou técnico no assunto, mas faço bom uso! Estou satisfeito! Por horas é só, mas para semana que vem vamos arrumar mais outro assunto para nossas conversas!

Até lá
João Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário