quinta-feira, 3 de março de 2011

Por dentro da raça Girolando

Não faz muito tempo que a raça Girolando surgiu no mundo animal. As primeiras notícias datam aproximadamente dos anos 40. A raça gir leiteira originou-se na região de Gir, uma península na Índia. Os criadores brasileiros, querendo complementar rusticidade e produtividade em um só animal, começaram a fazer o cruzamento do Gir com o Holandês. E essa mistura deu certo. A reprodução dos Girolando se deu de forma desordenada graças a eficiência reprodutiva dos animais envolvidos.

Lenda Girolanda 1/4. Tem controle leiteiro oficial realizado pela Associação do Girolando

Hoje, a raça Girolando pode ser encontrada no Brasil inteiro. O Ministério da Agricultura, juntamente com algumas Associações que regulam o mercado, criou no final dos anos 80 algumas normas para formação do Girolando - Gado Leiteiro Tropical (5/8 Hol + 3/8 Gir - Bi Mestiço). Atualmente, possuímos a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, que comanda e executa as normas para formação da raça Bovina Girolando.

Esse casamento do Holandes, uma raça vindo da Europa, frio e selecionada há milênios, para produção de leite, não se adapta totalmente com a predominância do clima temperado de nosso país. Para seu sucesso entre nóes, ambientes e manejos precisam certo grau de sofisticação e investimento, daí essa cruza com o Gir se apresenta como oportuna.

Haiti Girolanda 1/4.  Fechando em 6951 kg de leite em 276 dias com média diária de 25,18kg/ dia.

O gir leiteiro, como define o próprio nome, rústico e vindo de clima quente, a Índia, foi adaptado para maior produção de leite, índole natural da raça. As vacas gir se adaptam facilmente à ordenha, mesmo as mais velhas, inclusive sem problemas com ordenharia mecânica. O bezerro também pode ser criado facilmente, com aleitamento artificial ou mamadeira mesmo. Há vacas que produzem leite 305 dias/ano.

Até a próxima semana!
Um abraço
João Marcos

Um comentário:

  1. Gostaria de dar os parabéns ao dono do site pela informações que tem passado pelos internautas fazendeiros ,isso é muito importante pois faz muitas pesoas ficarem sabendo de coisas que muitas vezes são importantes no cotidiano do mundo rural.

    ResponderExcluir