quinta-feira, 14 de abril de 2011

O que é uma vaca leiteira - Parte 2

Mas o que é uma vaca de alta produção? Não existe padrão ou regra, mas a prática levou a convenção de que uma vaca em confinamento total (excelente manejo), produza em 305 dias algo em torno de 10 mil kg, é uma vaca de alta produção. Da mesma forma aquelas que produzam algo como 6 mil kg de leite em regime de adequada suplementação, tanto aquela que no mesmo tempo (305 dias), de 4 mil kg leite a pasto, são consideradas excelentes animais.

Qualquer que seja a cor, raça ou grau de sangue, alguns aspectos são geralmente comuns a todas boas leiteiras:

- São em geral maiores que as demais do rebanho, com boca mais larga, mais apetite, e com barril amplo (espaço que vai do vazio a primeira constela), capaz de acumular elevados volumes de MS (matéria seca).

- O aparelho leiteiro deve ter boa conformação, bons ligamentos (cordões que sustentam o úbere, dividindo-o em 4 partes), úbere bem aderido em suas bordas e com assoalho no máximo 10 cm, na terceira cria superior a linha dos jarretes. Tetos espaçados e equilibrados com tamanho de 4 a 6 cm de comprimento. Na parte da frente deve o úbere começar o mais próximo do umbigo possível, e por trás deve começar alto, próximo da vulva (10 cm abaixo da base da vulva). O ligamento central, aquele cordão que divide o úbere em dois no sentido longitudinal, deve ser vigoroso, bem visível, é ele que garantirá longevidade ao aparelho mamário. Importante elemento no composto leiteiro, é aquela veia que se vê na barriga da vaca, ligada ao úbere, que deve ser forte, bem pronunciada, isto vai garantir boa irrigação ao úbere, igualmente aquelas veias que circundam todo o úbere, isto garantira grande bombeamento de sangue ao úbere. Não é bom esquecer que para produzir um litro de leite, mais de 400kg de sangue precisam circular pelo aparelho leiteiro da vaca.

- Pernas e patas, aparelhos fundamentais para uma boa leiteira. Vão propiciar ao animal, caminhar, ir atrás do alimento, locomover com disposição. Animais de alta produção, dependem dos aparelhos locomotores para mover o peso de seu corpo que giram em torno dos 500/600kg. Olhando por trás a pernas traseiras devem ser paralelas , iniciando nos ísquios e terminando nas patas. Olhando as pernas dianteiras, pela frente, devem ter o mesmo paralelismo, com espaçamento entre elas bastante pronunciado, para permitir que dentro da caixa toráxica agasalhe um grande coração capaz de bombear elevadas quantidades de sangue para o sistema mamário. Um peitoral amplo, forte, não só propiciará melhores condições de locomoção, como permitirá um desenvolvimento da primeira constela suficiente para iniciar a formação de um amplo barril.

- Cascos são fortes motivos para descartes precoces de vacas leiteiras. Os cascos devem seguir o paralelismo das pernas, e a angulação linear dos jarretes (não devem projetar grandes unhas para frente, parecendo chinelos). O espaço entre unhas não devem exceder a 1 cm de afastamento entre elas. Jarretas, olhando de lado, devem ter curvaturas moderadas, evitando casacos aprumados.

Como proposto no inicio deste artigo, exploramos somente os aspectos mais relevantes do assunto, com olhar prático, de quem não é um técnico, mas tão somente um produtor atento.

Um abraço

Até a próxima

João Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário