sexta-feira, 1 de abril de 2011

O que é uma vaca leiteira - Parte 1

Caricatamente e com muito simplismo, podemos dizer que uma vaca de leite é: uma máquina extremamente sofisticada, que tendo como matéria prima, um produto de pouco prestígio, como gramíneas e leguminosas, as transforma, através de um instigante processo produtivo, em produtos de extremo valor - o leite e a carne. O leite – um alimento de alta nobreza, um dos mais perfeitos e completos do planeta; a carne, pela alimentação do bezerro ao pé, e por vezes, o feto que ainda está no ventre, é a principal base protéica de alimentação humana.

Já percebemos que o assunto é por demais complexo e que não dá prá em único artigo tratar dele como um todo. Assim, como temos feito em artigos anteriores vamos "comer o boi aos bifes", por partes, e nesse primeiro momento, vamos nos ater ao fenótipo, isto é aos aspectos físicos de uma leiteira. O trato que daremos ao assunto é um olhar popular, nada cientifico. Aquelas pequenas dicas que nos ajude a “arrumar a nossa cabeça”.

A cor do couro do animal não influi na produção dele!? Pode ser branca preta, vermelha, amarela, etc. Então cor não é importante na hora de escolher sua vaca? Para a produção de leite não, mas se você considerar que está adquirindo um ativo, um bem, a coisa muda. Pela lógica, por estarmos em um país com muita insolação e temperaturas médias altas, deveríamos optar pelas cores mais claras, por não absorverem calor, serem mais refletivas, e portanto não levar ao desconforto os animais nos dias mais quentes, prejudicando a produção de leite! Esqueça! O mercado não vê assim. A opção do mercado é por cores mais fechadas, especialmente o preto. Quer uma prova disto? Ponha a venda, em um leilão, por exemplo, dois animais, idênticos em idade produção, etc.. um com pelagem clara e outro com pelagem escura, e verá a quem o mercado deferirá maior valor!

Nem sempre as vacas mais bonitas de um plantel, são as melhores leiteiras. Muitas das vezes é difícil reconhecê-las no meio das outras, ou mesmo identificá-las por seu diploma genealógico (registro dela e de seus ascendentes, grau de sangue etc).

Na próxima semana continuaremos a falar sobre esse mesmo assunto!

Até lá
Um abraço
João Marcos

Um comentário:

  1. ME ALEGRO MUITO DE ESTAR APRENDENDO SEMPRE CONTIGO! NEM SEI COMO TE AGRADECER! UM GRANDE ABRAÇO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir